
Nem sempre é fácil unir empresas que querem contribuir para uma economia sustentável e as pessoas que estão na ponta, realizando ações para a melhoria das condições de vida e do meio ambiente, a despeito da disposição de ambos.
Um dos principais obstáculos é que pequenas ONGs ou grupos informais tem dificuldade em expor seus projetos com um estrutura e uma solidez necessárias para atender os editais de fomento.
Com o objetivo de minimizar essas dificuldades, apresentamos alguns exemplos de projetos de intervenção que podem servir como inspiração e um roteiro básico para que as entidades tenham um diálogo mais fluido com os financiadores.
Geração de renda para pessoas em vulnerabilidade social por meio da doação de bicicletas
O projeto visa ampliar as perspectivas de inclusão laboral de pessoas em extrema vulnerabilidade social, por meio da doação de bicicletas e o encaminhamento à candidatura a vagas voltadas à inclusão social, oferecidas por empresas parceiras de entrega de alimentos por aplicativo, no caso a iFood e a Rappi.
Hortas comunitárias na periferia de Brasília
O projeto visa contribuir para o combate da desnutrição na periferia do Distrito Federal por meio da criação de hortas comunitárias em comunidades carentes. O programa deve se encarregar de montar a estrutura, capacitar os moradores para os cuidados da horta, conscientizar a população da importância de incluir vegetais frescos na dieta e estimular o trabalho conjunto da comunidade.