Trainee Magalu 2021

O programa de Trainee Magalu 2021 foi exclusivamente voltado para jovens negros (https://www.vidadetrainee.com/vagas/trainee-magalu-2021/) . A decisão da gestão do grupo, aprovada pelo comitê e pelo departamento jurídico, teve o objetivo de dirimir o racismo estrutural do mercado de trabalho e ampliar a oportunidade de agregar valor à empresa ao viabilizar equipes diversas e ampliar as possibilidades de soluções positivas no ambiente empresarial.

Embora 53% dos 42 mil colaboradores da rede varejista sejam negros ou pardos, somente 16% ocupam cargos denominados de liderança. Diante da constatação da sub-representação racial, o viés do programa de trainee do Magalu teve o objetivo de acelerar o posicionamento de novas lideranças negras dentro do grupo. 

O programa contou com a parceria de entidades dedicadas ao combate ao racismo e pela inclusão social, como “Indique Uma Preta” e “Goldenberg, Instituto Identidades do Brasil (ID_BR)”, além da faculdade “Zumbi dos Palmares” e o “Comitê de Igualdade Racial do Mulheres do Brasil”. 

A corporação já havia realizado avanços no campo da diversidade de gênero, com a proposta de cotas para aumentar a participação feminina nos conselhos de administração e hoje as mulheres ocupam 50% dos cargos de liderança (gerentes) e 30% da diretoria executiva, com meta para ampliar a participação.

Luiza Trajano, no centro do Roda Viva, sobre o programa de trainee para negros e o racismo estrutural.

As ações afirmativas do grupo Magalu têm sido recebidas positivamente pelos consumidores e pelos investidores e nos últimos 5 anos o valor de mercado da rede varejista aumentou 700 vezes.  No entanto, segundo os bancos BTG Pactual e Bradesco, apesar da relevância das práticas sociais defendidas pela gestão, pondera-se a valorização dos ativos da corporação alavancados pelo crescimento do comércio eletrônico e pelas vendas via plataformas móveis (rede com mais de 30 milhões de usuários ativos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.