Business Ambition for 1,5°C (https://unglobalcompact.org/take-action/events/climate-action-summit-2019/business-ambition) é uma campanha da ONU que visa mobilizar líderes empresariais mundiais, para que definam metas baseadas na ciência e alinhadas com a limitação do aumento da temperatura global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais e das emissões líquidas zero antes de 2050.
Atualmente, mais de 200 empresas assinaram o comunicado pleiteando, junto aos governos ao redor do mundo, o alinhamento de seus esforços na recuperação econômica frente à crise instaurada pela Covid-19, aos estudos mais atuais em relação às ciências climáticas e ao Acordo de Paris. No Brasil, as empresas que já participam da iniciativa são Movida, Grupo Malwee, AES Tietê, Lojas Renner, Baluarte, Natura e Nogueira, Elias, Laskowski & Matias Advogados.
Vídeo do Race to Zero, campanha da ONU que engloba o Business Ambition for 1,5°C, para criar impulso em torno da mudança para uma economia descarbonizada antes da COP26, onde os governos devem fortalecer suas contribuições para o Acordo de Paris.
“Os benefícios comerciais da ação climática baseada na ciência são claros. As empresas líderes já estão provando que um modelo de negócios compatível com 1,5°C é possível e há evidências de que essas empresas estarão em melhor posição para prosperar à medida que a economia global passar por uma transição para um futuro de carbono-zero em 2050” (tradução livre, de parte do comunicado da campanha Business Ambition for 1,5°C).