Humanitas360 (H360)

O Humanitas360 (https://humanitas360.org/home/), organização sem fins lucrativos com sede em Denver (EUA), atua em diversos países das Américas para diminuir a violência e melhorar a qualidade de vida da população. Para tanto, promove o engajamento dos cidadãos e a transparência das instituições.

O instituto H360 é sustentado por uma rede de organizações e de empreendedores cívico-sociais, que trabalham para o empoderamento dos cidadãos e garantem melhorias sustentáveis nos padrões de vida no continente.

Um dos projetos apoiados é a cooperativa Lili, de detentas e ex-detentas visando a produção de artigos têxteis de alta qualidade. Para ela, o H360 montou duas oficinas, uma dentro da penitenciária, na área do regime fechado e outra na Casa Tereza (Taubaté – SP), que em maio de 2019 contava com 26 cooperadas no regime fechado, 3 no regime semi-aberto e 4 em liberdade. O objetivo maior é diminuir a reincidência criminal das ex-detentas.

O vídeo promocional da Cooperativa de Detentas de Tremembé mostra como a iniciativa é significativa na vida das mulheres beneficiadas.

Endurecer as leis, aumentar as penas, reforçar o aparato policial e discriminar as ex-detentas não é apenas inócuo, como na verdade aumenta cada vez mais o problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *