A.M.E. Associação Mulheres das Estrelas

A associação informa a sociedade sobre a importância das carreiras relacionadas com ciência, tecnologia, engenharia e matemática, além de incentivar a família a apoiar o jovem na busca por essas carreiras, especialmente junto às minorias e excluídos http://www.mulherdasestrelas.com/ame/ .

Basicamente promovem-se três ações:

  • Clube das ciências: grupos de estudos voltados para temas científicos, organizados em escolas de todos os níveis sob a supervisão de um professor responsável.
  • Feira de ciências: eventos promovidos por escolas e outras instituições educativas que dão a oportunidade aos jovens de mostrar trabalhos relacionados às ciências aos pais, professores e demais interessados.
  • Iniciação científica: os estudantes de ensino superior, sob a supervisão de um professor orientador, podem realizar experimentos e pesquisas ou elaborar projetos e relatórios.

A A.M.E foi idealizada pela pesquisadora da NASA, Duilia Fernandes de Mello, um dos nomes mais conhecidos da ciência brasileira no Exterior. Graduada em Astronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1985, Mestre pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), em 1988, doutora pela USP, em 1995, é professora de Física e Astronomia na Universidade Católica de Washington. Autora do livro Vivendo com as Estrelas, publicado pela Editora Panda Books, e de mais de 100 artigos científicos, Duilia também é pesquisadora associada do Goddard Space Flight Center, da NASA. Entre suas principais descobertas estão a Supernova 1997D e as Bolhas Azuis.

Assista a Duilia no TEDx São Paulo, que emocionada descreve a noite em que descobriu uma estrela e nos fala sobre a importância de incentivar o estudo das ciências para mulheres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *